Jazz.pt review by Nuno Catarino

Mostly Other People Do the Killing – The Coimbra Concert (CF 214)
*****
Gravado no festival Jazz ao Centro, em Coimbra, este disco duplo em registo “live” dos Mostly Other People Do the Killing reflecte fielmente aquilo que aconteceu durante aquelas noites no Salão Brazil. A banda de “be bop terrorista” reinventa-se em cada concerto e em cada momento, e cada composição é apenas o início de algo maior, que pode incluir inúmeras citações de outras melodias (“standards”, temas históricos), subtilmente introduzidas, ou descambar numa brutal confusão sónica (apenas aparente), para depois encarrilar em uníssonos perfeitos de volta à melodia, tudo parecendo fácil.
Este magnífico edifício é aguentado pelo talento incrível dos quatro músicos: Peter Evans é um génio do trompete (ponto final, não é preciso dizer mais nada), Jon Irabagon é um enorme saxofonista criativo (ouça-se o fulgor imparável do recente “Foxy”), Moppa Elliott torna o contrabaixo um instrumento flexível (é ele o líder do projecto e autor dos temas) e Kevin Shea mantém o nível na bateria com uma poderosa energia rítmica.
Tal como nos seus discos anteriores, a capa deste replica um clássico da história do jazz, sendo agora o alvo “The Köln Concert”, de Keith Jarrett. Mas a ligação à história não se fica pela brincadeira gráfica: cada tema dos MOPDtK reflecte, de modo mais explítico ou encapotado, a história do jazz, nas múltiplas referências e no modo de colar tudo e de fazer a música soar coerente e tão bem. O jazz contemporâneo, entusiasmante e simultaneamente consciente do passado, é isto. Brilhante e magnífico, do princípio ao fim.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s