Jazz.pt review by Rui Duarte

Kris Davis – Aeriol Piano (CF 233)
****
Um solo absoluto de uma pianista conotada com a facção mais vanguardista do jazz actual é um desafio para o ouvinte. Espera-se improvisação e criatividade, mas receia-se a confrontação com estados de alma menos agradáveis e eventuais agressões sonoras. São sentimentos, por vezes contraditórios, que génios artísticos como Cecil Taylor tão bem souberam explorar numa corrente estética libertária em que música, poesia e outras artes podem coalescer. Ora, fundamental para a que a honestidade musical num solo desta natureza esteja presente é necessário que o artista tenha saberes técnicos e sensibilidade musical apurados.

Kris Davis dispõe desse talento e de tais saberes. Em “Aeriol”, gravado em Portugal, desenvolve um trabalho pleno de inteligência criativa. Embrenhada na sua solidão, consciente dos sons e dos silêncios, explora as diferentes texturas e possibilidades sonoras do piano para criar composições que acabam estruturadas numa arquitectura coerente. Como no notável “Saturn Returns”, em que os extremos  das escalas do teclado se tocam, os contrastes entre as teclas e as cordas dialogam entre si e a percussão e o dedilhar se complementam. E Kris não evita esboçar ou referenciar melodias ou sentimentos melancólicos, como na sua versão de “All The Things You Are“ ou em “A Different Kind of Sleep“, em que o sono até pode acontecer, ou no final “Work for Water “.

A capacidade de inventar mantém-se ao longo do CD, sendo este um trabalho que respira e vive, não cristalizando em artifícios ou minimalismos fáceis. Há movimento e sinestesias (os olhos podem brilhar realmente em “Beam the Eyes“ ) e “ Stone” pode ser um trajecto curto e intenso. Muito interessante, sem nunca cansar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s