Time Out Lisboa review by José Carlos Fernandes

Steve Lacy – Estilhaços (CF 247)
****
Uma boa medida do atraso de Portugal é que o primeiro disco de jazz gravado em Portugal date de 1972 – numa audaciosa iniciativa do incansável José Duarte, assinalando os seis anos do seu programa radiofónico “Cinco Minutos de Jazz”.

A prova de que nenhum atraso é irremediável é que a editora portuguesa que hoje reedita este concerto do quinteto de Steve Lacy no Teatro Monumental, a 29 de Fevereiro de 1972, seja unanimemente considerada como uma das melhores do mundo.

O facto de se tratar de um disco “histórico” não quer dizer que a sua música seja acessível ao típico apreciador de jazz clássico: Estilhaços é tão cortante hoje como no dia em que foi gravado e, com excepção de alguns segundos no início de “The High Way”, não dá tréguas nem aos músicos nem aos ouvintes. Os saxofones de Lacy e Steve Potts engalfinham-se como gatos no cio, a secção rítmica de Kent Carter e Noel McGhie é um tumulto incessante e os paroxismos de “The High Way” são capazes de despertar todo um quarteirão e fazer intervir a polícia – ainda hoje, quanto mais no sorumbático e provinciano Portugal marcelista. No meio desta fúria desabrida, o violoncelo de Irene Aebi custa a ouvir-se. Aebi desdobra-se ainda pelo rádio (em “Stations”) e pela harmónica (em “Chips”), com resultados francamente ineptos.

Estilhaços é também histórico por outra razão: um regime autoritário, fechado e conservador que permite que se toque, grave e edite na sua capital um disco como este está necessariamente decrépito. No dia em que os The Thing puderem editar um Live in Pyongyang na Coreia do Norte, o regime de Kim Jong-un terá os dias contados.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s