Jazz.pt review by José Pessoa

CF 257Igor Lumpert Trio – Innertextures Live (CF 257)
Classificação: 4,5/5
Este disco registado pela Clean Feed na edição de 2011 do Festival de Jazz de Ljubljana segue-se a uma primeira investida do projecto Innertextures de Igor Lumpert, publicada em 2001 pela Goga Music com as colaborações de Robert Glasper, Boris Kozlov, Leron Thomas, Jacob Bro e Jonathan Blake.
O jovem saxofonista e compositor Igor Lumpert nasceu em Novo Mesto, na Eslovénia. Fez a sua formação musical no Conservatório Bruckner, em Linz, na Áustria. Durante esse período tocou no grupo alemão Sidewinders, baseado em Munique. Depois, foi convidado a estudar na New School de Nova Iorque pelo contrabaixista Reggie Workman, para onde foi no Outono de 2000 com uma bolsa de estudos. Na Big Apple estudou e tocou com George Garzone, Chico Hamilton, Billy Harper e muitos outros.
A música de Lumpert representa uma fusão única de jazz, funk, ritmos do Leste europeu e esboços neo-bop. Tocou já com várias lendas do jazz, incluindo John Abercrombie, Sonny Simmons, Boris Kozlov, e Andy McKee. Neste álbum encontramo-lo na companhia de Nasheet Waits e Christopher Tordinijem. Waits é um baterista enérgico e de grande densidade, sempre procurando uma divergência com os restantes músicos, construída em torno de “loops” rítmicos e pela criação de camadas multidimensionais. Tordinijem pratica um baixo melodicamente coerente e articulado, pleno de nuances e frequente inspirador de um “groove” forte que nos faz bater o pé, ligando-se maravilhosamente à percussão de Waits.
Em duas palavras dizemos tudo o que aqui realizam: sofisticação e eficiência.
O que faz a música deste projecto tão interessante é a sua complexidade. Com o jogo e a fluidez evidenciados nestas peças, o trio transmite-nos uma ideia consequente de absorção das tradições do jazz, acrescentando algo de novo e ímpar. Esta é uma música criada democraticamente, permitindo ao ouvinte abandonar-se à fruição total ou a uma focagem clara sobre algum dos trabalhos individuais. As faixas de que mais gosto são a balanceada, mas exigente, “Still Dreamimg” e a subtil e poética “This is for Billie Holliday”.
http://www.jazz.pt/ponto-escuta/2013/04/12/igor-lumpert-trio-innertextures-live-clean-feed/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s