Time Out Lisboa review by Jose Carlos Fernandes

Um banquete para o espírito

A editora lisboeta Clean Feed continua, indiferente a crises económicas e colapsos do mercado discográfico, a propor acepipes raros. José Carlos Fernandes degustou três lançamentos recentes e ficou confortado

A dimensão de um grupo de jazz nem sempre decorre de opções estéticas ou da disponibilidade e empatia dos músicos – as condicionantes económicas também pesam e, sobretudo no jazz mais afastado do mainstream, dificultam seriamente a sobrevivência prolongada de formações com mais de três ou quatro elementos. É pois com redobrado interesse que se acolhem três discos que dão testemunho da riqueza de combinações que os quintetos e sextetos permitem.

CF 279O contrabaixista Mark Dresser tem uma obra em nome próprio desproporcionadamente breve (quando se atende ao seu enorme talento e experiência) e que é dominada por discos a solo, em duo e em trio. Nourishments (****), gravado por um super-quinteto com Rudresh Mahanthappa (sax), Michael Dessen (trombone), Denman Maroney (piano) e Tom Rainey ou Michael Sarin (bateria), é, pois, peça invulgar. A variedade e generosidade prometidas na recheada mesa da capa são mais que cumpridas no interior: as ideias que desfilam ao longo dos 14 minutos de “Canales Rose” bastariam para sustentar toda a carreira de muitos músicos de jazz que, apesar do prestígio e dos Grammies coleccionados, se limitam a repetir receitas consabidas. Em “Nourishments” Mahanthappa e Dessen engalfinham-se em vertiginosas perseguições sobre secção rítmica ondulante, “Para Waltz” é sereno e melancólico, com Dresser a mostrar a sua arte com o arco, e em “Not Withstanding” o piano preparado de Maroney zumbe como um insecto gigante.

CF 280Depois de construir impressionante currículo como sidemen, o trompetista Nate Wooley estreou-se em quinteto em 2011 com (Put Your) Hands Together. O sexteto que agora se estreia com (Sit In) The throne of friendship (****) não se limita a somar Dan Peck (tuba) a Josh Sinton (clarinete baixo), Matt Moran (vibrafone), Eivind Opsvik (contrabaixo) e Harris Eisenstadt (bateria). As composições e arranjos ganham imenso em elaboração, os instrumentos são emparelhados em combinações invulgares, a tensão e distensão são sabiamente controladas e o resultado exibe uma variedade de cores e texturas dignas de uma orquestra. O CD arranca com uma inspirada recriação do meloso “Old Man On the Farm”, de Randy Newman, que vai sendo tomado pela abrasão e pelo caos; em “Make Your Friend Feel Loved” um post-bop zombeteiro é sequestrado pelo sax barítono de Sinton e convertido numa correria desencabrestada; “My Story, My Story”, é uma ilha brumosa e estática na efervescência dominante.

CF 270Ches Smith & These Arches passaram em 2011 pelo Seixal Jazz e quem não foi ouvi-los ficará arrependido ao escutar Hammered (*****), o segundo disco da formação, que passou, entretanto, a quinteto pela adição do sax alto de Tim Berne. Qualquer grupo gostaria de ter Berne ou Tony Malaby (sax tenor) nas suas fileiras, mas These Arches tem os dois e ainda a guitarra imprevisível de Mary Halvorson, o acordeão e electrónica multiformes de Andrea Parkins e, claro, a bateria irrequieta do líder. Na faixa de abertura, “Frisner”, as fanfarras dementes sobre ritmos quebrados sucumbem à psicose e à adstringência, mas acabam por retomar o tom jocoso, “Wilson Phillip” é a banda sonora de um filme de acção on acid, que acaba por descarrilar e desmantelar-se, a faixa-título é uma máquina implacável propulsionada por riffs demolidores. Que os turbilhões cacofónicos que cruzam a paisagem de Hammered não iludam o ouvinte desatento: esta loucura tem método  e as constantes mudanças de ritmo, colorido e humor são traçadas em papel milimétrico.

Três discos que permitem descobrir travos e aromas diferentes a cada nova degustação.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s