Time Out review by José Carlos Fernandes

CF307Adam Lane’s Full Trottle Orchestra – Live in Ljubljana (CF 307)
****
Não existe, pelo menos formalmente, uma Associação de Amizade Portugal-Eslovénia, mas a parceria entre a Clean Feed e o Festival de Jazz de Ljubljana supre essa lacuna: este é o sexto CD nascido da frutuosa colaboração e traz-nos um concerto de 2012 com a Full Throttle Orchestra, que, embora seja um octeto, soa frequentemente como uma orquestra – um milagre multiplicativo de que Mingus também conhecia o segredo. Claro que Mingus anda por aqui (também na fogosidade e nas raízes bluesy), bem como Ellington, e por vezes até pode sentir-se os pés a puxarem-nos para a dança – e Adam Lane confirma que nesta banda “it’s all about the groove” – embora os ritmos complexos possam propiciar tropeções e entorses.
As seis composições de Lane (quatro novas e duas repescagens) estendem-se por 10-15 minutos e concedem amplo espaço para os solistas mostrarem o que valem. E valem muito: não há um solo que não seja ardente, inspirado e bem medido e a trompetista portuguesa Susana Santos Silva, que continua a afirmar-se na alta roda do jazz mundial e ocupa o lugar que era de Taylor Ho Bynum no anterior Ashcan Rantings, assina intervenção brilhante em “Sanctum”.
No cerne de tudo está o contrabaixo de Lane, incansável na tarefa de propulsionar o ensemble e com não poucas semelhanças com o contrabaixo de Mingus. Este Live continua a não fazer esquecer os excepcionais No(w) Music e New Magical Kingdom, mas é difícil resiistir à efervescência de solos cruzados no final de “Multiply Then Divide”, ao transe hipnótico de “Ashcan Rantings” ou à apoteose jungle que encerra “Power Lines/Blues for Eddie”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s